Leiam!
Quanto tempo por dia você passa conectado as suas redes sociais? Você faz isso durante o trabalho? Se a resposta for sim, fique atento aos conteúdos postados e procure utilizá-las sempre com moderação e bom senso.
Nos Estados Unidos já é realidade um serviço, na área de Recursos Humanos, que consiste em pesquisar a vida dos candidatos na internet. E no Brasil, as empresas estão cada vez mais atentas aos tipos de conteúdos que seus colaboradores postam durante e depois do expediente.
Hoje 97% da população brasileira, que possui acesso à internet, também está conectada às redes sociais. Já que é impossível ignorar que elas fazem parte da vida dos profissionais, muitas empresas têm adotado uma postura mais flexível em relação ao uso das redes sociais e liberado o acesso durante o expediente.
Entretanto, em contrapartida a isso, o que esperam é que é seus colaboradores não ultrapassem os limites e busquem sempre usá-las de maneira adequada. Neste sentido, separei algumas dicas para utilizar as redes sociais sem prejudicar sua carreira:
- Deixe de fora sua vida pessoal - Postagens com temas de cunho pessoal, relativos a relacionamentos amorosos, por exemplo, devem ser evitadas. Afinal, o seu expediente deve ser focado em atender as demandas da empresa e não para expor sua vida sentimental;
- Fora Preconceito - Evite postagens de conteúdos com apelo sexual, críticas de gênero, racistas; como também postar fotos de baladas e vídeos que demonstrem comportamentos divergentes aos apresentados no ambiente de trabalho;
- Resolva problemas fora da internet - Evite fazer postagens e comentários agressivos, críticas diretas ou indiretas aos seus chefes, colegas e a empresa. Este comportamento demonstra imaturidade e não vai resolver suas insatisfações. Pelo contrário, o máximo que você vai conseguir é uma demissão por justa causa;
- Evite conversas - Ficar no bate-papo o dia inteiro prejudica a realização de tarefas, o comprometimento, a atenção para com as demandas e influencia diretamente no mau gerenciamento do tempo e desvia o foco. Evite conversas longas e alimentar fofocas e assuntos que não tem relação com o seu trabalho na empresa.
Matéria de: José Roberto Marques
terça-feira, 2 de abril de 2013
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