terça-feira, 19 de maio de 2015

Você sabe o que é Currículo? 


currículo (palavra que vem do latim Curriculum Vitae  e significa carreira de vida) tornou-se um documento imprescindível na hora de solicitar, por exemplo, trabalho ou uma bolsa de estudo. O currículo serve para descrever a trajetória de uma pessoa (seus estudos e conhecimentos, e todos os dados que ajudam a entender sua experiência profissional). Deve-se ser cuidadoso na hora de elaborar um currículo, porque este documento é o cartão de apresentação do solicitante e, definitivamente, é a primeira imagem que se adquire de quem o apresenta à empresa ou à instituição a que se dirige.
  Para elaborar o currículo corretamente é necessário fazer uma lista com tudo o que se deseja incluir e, em seguida, pôr os itens em ordem de acordo com o que se considera mais importante. Os dados devem ser apresentados de forma inteligente, levando em consideração as necessidades da empresa ou instituição à qual será apresentado.
O currículo deve sempre ser elaborado em folhas A4 (210 x 297) brancas, somente deve ser preenchida uma página por folha, é preciso usar as margens adequadas e deixar um espaço entre os parágrafos. O currículo não deve ser muito extenso nem apresentar borrões ou erros ortográficos, além disso, é melhor que todas as vias sejam originais, visto que nem sempre a qualidade das cópias é muito boa. As informações nele contidas devem ser verdadeiras, breves e simples.
Recomenda-se que no primeiro bloco estejam contidas as informações do candidato: nome completo, endereço, telefones, e-mail e estado civil. Os números dos documentos podem ser excluídos, visto que só serão necessários quando da contratação.
No bloco seguinte serão mostrados os estudos e a formação do solicitante. Os títulos devem ser apresentados cronologicamente (do mais recente para o mais antigo, doutorado, formatura, etc.) e formação complementar (cursos de aprimoramento profissional - feito línguas e programas ou linguagens que domina no que diz respeito à informática).
Posteriormente é apresentada a experiência profissional. Aqui podem ser citados os trabalhos realizados com e sem contratos (do mais recente para o mais antigo, citando o tempo que passou em cada um). Projetos de pesquisa, congressos e conferências dos quais o solicitante participou, bem como prêmios, publicações e entidades acadêmicas ou profissionais às quais o solicitante pertenceu ou pertence.

Outra definição de Currículo 

Falta uma linguagem comum quando discutimos currículo. Não existe uma definição única”, afirma Paula Louzano, professora da Faculdade de Educação da USP, para quem a falta de clareza sobre ao usar o termo currículo ou seus derivados acaba provocando debates inócuos. A especialista fez uma análise sobre políticas curriculares em várias partes do mundo e, ao comparar as realidades de diferentes países, percebeu que mesmo internacionalmente há uma diversidade grande no linguajar utilizado. “Entre os termos usados estão currículo, padrões curriculares, parâmetros curriculares, metas, programas”, disse ela.
O termo currículo tem muitas definições, que vão de um ‘curso de estudos’ planejado (derivado do latim) até uma visão abrangente que inclui todas as experiências de aprendizado pelas quais a escola é responsável”. Mais adiante, após citar algumas das definições mais recorrentes de currículo formuladas por especialistas no tema, o documento conclui: “O currículo pode ser também visto como um acordo político e social que reflete uma visão comum da sociedade que leva em conta necessidades e expectativas locais, nacionais e globais (…). O design de currículo evoluiu para um tema de debate considerável – frequentemente com perspectivas conflitantes”.


Fonte: http://www.infoescola.com
http://porvir.org/porpensar/voce-sabe-quer-dizer-curriculo

Nenhum comentário:

Postar um comentário