O currículo (palavra que vem do latim Curriculum Vitae
No bloco seguinte serão mostrados os estudos e a formação do solicitante. Os títulos devem ser apresentados cronologicamente (do mais recente para o mais antigo, doutorado, formatura, etc.) e formação complementar (cursos de aprimoramento profissional - feito línguas e programas ou linguagens que domina no que diz respeito à informática).
Posteriormente é apresentada a experiência profissional. Aqui podem ser citados os trabalhos realizados com e sem contratos (do mais recente para o mais antigo, citando o tempo que passou em cada um). Projetos de pesquisa, congressos e conferências dos quais o solicitante participou, bem como prêmios, publicações e entidades acadêmicas ou profissionais às quais o solicitante pertenceu ou pertence.
Outra definição de Currículo
Falta uma linguagem comum quando discutimos currículo. Não existe uma definição única”, afirma Paula Louzano, professora da Faculdade de Educação da USP, para quem a falta de clareza sobre ao usar o termo currículo ou seus derivados acaba provocando debates inócuos. A especialista fez uma análise sobre políticas curriculares em várias partes do mundo e, ao comparar as realidades de diferentes países, percebeu que mesmo internacionalmente há uma diversidade grande no linguajar utilizado. “Entre os termos usados estão currículo, padrões curriculares, parâmetros curriculares, metas, programas”, disse ela.
O termo currículo tem muitas definições, que vão de um ‘curso de estudos’ planejado (derivado do latim) até uma visão abrangente que inclui todas as experiências de aprendizado pelas quais a escola é responsável”. Mais adiante, após citar algumas das definições mais recorrentes de currículo formuladas por especialistas no tema, o documento conclui: “O currículo pode ser também visto como um acordo político e social que reflete uma visão comum da sociedade que leva em conta necessidades e expectativas locais, nacionais e globais (…). O design de currículo evoluiu para um tema de debate considerável – frequentemente com perspectivas conflitantes”.
Fonte: http://www.infoescola.com
http://porvir.org/porpensar/voce-sabe-quer-dizer-curriculo
Nenhum comentário:
Postar um comentário